Acesse e curta nossa página no Facebook:

Dicas para Instalação de Espelhos

1. Verifique se a superfície onde será feita a colagem está limpa e nivelada. Limpe o lado pintado do espelho com um pano macio umedecido em álcool. Passe um pano seco para retirar o excesso. 

2. A Cebrace recomenda a aplicação do protetor de borda em todo o perímetro do espelho com inclinação de 45º em relação ao costado. 

3. No lado pintado do vidro, aplique cordões retos e verticais de silicone à base de cura neutra – conforme recomenda a ABNT/NBR 15198, ou Fixa Espelho da Cebrace. A quantidade do produto a ser utilizado depende do tamanho e da espessura do espelho. 

4. É preciso manter um distanciamento de 3 mm entre o espelho e a parede, permitindo o escoamento da umidade. Isso pode ser feito com calços de apoio e espaçadores ou com fita dupla face 3 mm, isenta de solventes orgânicos, conforme NBR 15198 (3M – Scotch-Mount 4008). Observação: o uso de fita adesiva – previsto na norma ABNT/NBR 15198 para a colagem de espelhos – é mais prático, mas não permite qualquer ajuste após ele ser posicionado na parede. 

5. Utilize água em forma de spray sobre os cordões aplicados para acelerar a cura. 

6. Optando-se por utilizar calços de apoio e espaçadores, o espelho é ajustado já na parede para sua melhor centralização por um período de até 10 minutos.

7. Não movimente mais a peça após a fixação na parede. A cura total será feita após algumas horas.

8. Uma dica extra é não apertar o espelho para verificar se ele está ou não fixado, pois isso pode prejudicar a formação da película que irá colá-lo. 


Fonte: Cebrace
OBS: Segundo a NBR 15198, não utilizar cola de sapateiro, jornal ou outros elementos em contato com o costado do espelho.



Utilize sempre fita dupla-face e FIXA ESPELHO ou silicone de cura neutra.

Disk Vidros Indústria e Comércio de Vidros Temperados

diskvidros@diskvidros.com.br

Av. Itália, 528 | Jardim Itália II | Francisco Beltrão-Pr | Cep: 85603-494